6 de jan de 2006

Gênese


Por que História? Na verdade desde a infância, mesmo sem saber, eu já flertava com essa senhora...Os almoços e jantares não eram os mesmos se, enquanto comia, eu não estivesse lendo algo a ver com História; geralmente eram duas coleções que ainda hoje podem ser encontradas em sebos: "A Segunda Guerra Mundial" e "Conhecer". Apesar dessas leituras, entretanto, e talvez por ter feito o primeiro e segundo graus durante o período da ditadura militar, só ouvi falar de Tocqueville, Marx, Weber e Arendt quando iniciei meu curso de História na PUC. Era a época das famigeradas matérias "Moral e Cívica" e "OSPB", durante as quais não haviam discussões críticas sobre Política e Ciências Sociais. Eu tinha que recuperar o tempo perdido.

(A bela foto retrata a entrada do Museu Imperial de Petrópolis, um dos primeiros que visitei. Nunca imaginei que, no futuro, iria ali guiar alunos por entre suas salas e quartos)
Recomendação do dia: O DVD "Terra e Liberdade", direção de Ken Loach - Tendo a guerra civil espanhola como pano de fundo, o filme retrata pessoas que viveram e morreram por seus ideais. Difícil não se emocionar com a cena final...